PILATES


É simplesmente a técnica que todo indivíduo neste mundo deveria praticar, doente ou saudável, criança ou idoso, sem exceção.

HISTÓRIA DO PILATES


 
Joseph H. Pilates nasceu em 1880 na Alemanha (1880 - 1967). Trabalhou com condicionamento e musculação.
- Foi um respeitado esportista : ginasta, esquiador, mergulhador, boxeador e artista de circo, onde relacionou todo enfoque oriental de respiração com o seu futuro método.
- Mudou-se para Inglaterra em 1912.
- Com a primeira guerra mundial, as autoridades britânicas o confinaram em razão de sua nacionalidade alemã. Trabalhou como enfermeiro.
- Ele ensinou a seus colegas de confinamento as técnicas e afirmava que, por isso, nenhum deles morreu de influenza na epidemia de 1918.
- Em 1913 partiu para Nova York, montando seu primeiro estúdio com sua esposa Clara. O método Pilates foi um sucesso imediato no EUA, particularmente entre os dançarinos.
- Em 1934 escreveu “Your Health” onde fala sobre a contrologia: É o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo.

BENEFÍCIOS


 
Fortalecimento (principalmente de musculatura profunda e do CORE), flexibilidade, trabalho respiratório, equilíbrio, coordenação, reeducação postural, redução do estresse, reabilitação de várias patologias, melhora da auto estima.

CONTROLOGIA
É a forma correta como o corpo deve "agir" durante cada execução de um movimento, envolvendo a mente e o espírito. A contrologia permite o desenvolvimento uniforme do corpo permitindo a aquisição de uma boa forma física, livre de patologias.

PILATES NA FISIOTERAPIA


 
Busca tratar, na verdade reabilitar, lesões provenientes de movimentos repetitivos do dia a dia, má postura, movimentos errôneos e em excesso.
Através dos aparelhos desenvolvidos por Joseph Pilates e de acessórios como: o magic circle, a bola, o elástico e o rolo; os exercícios são realizados de forma harmoniosa buscando o equilíbrio osteo muscular, respiratório e mental (concentração ); diminuindo assim essas lesões e consequentemente as dores.

QUALQUER UM PODE FAZER?


 
Sim.
Crianças a partir de 10 anos podem começar a fazer pilates, por ser uma atividade que exige atenção e concentração. Algumas crianças podem não conseguir ficar paradas em algumas posições.